ÁREA DO CONHECIMENTO BNCC: LINGUAGENS - Educação

A área do conhecimento de Linguagens, conforme estabelecida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), abrange um conjunto de competências e habilidades relacionadas à linguagem e à comunicação em suas diversas formas. Essa área busca desenvolver nos estudantes a capacidade de compreender, interpretar, produzir e refletir sobre diferentes linguagens, como a linguagem oral, a escrita, a linguagem visual, a linguagem corporal, a linguagem digital e a linguagem artística.

Os objetivos da área de Linguagens estão voltados para o desenvolvimento da competência comunicativa dos estudantes, ou seja, a capacidade de se expressar e se fazer entender de maneira eficaz em diferentes contextos e situações. Para isso, são trabalhadas habilidades como a leitura e interpretação de textos, a produção escrita, a escuta ativa, a fala clara e articulada, o uso adequado da linguagem em diferentes mídias e a apreciação e análise de produções artísticas e culturais.

Dentro da área de Linguagens, são abordadas diversas disciplinas, como Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Educação Midiática. Essas disciplinas contribuem para a formação integral do estudante, proporcionando o desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e emocionais.

A BNCC enfatiza a importância da interdisciplinaridade e da articulação entre as diferentes áreas de conhecimento, de forma a promover uma aprendizagem significativa e integrada. Além disso, a área de Linguagens também busca estimular nos estudantes a valorização da diversidade linguística e cultural, a consciência crítica em relação ao uso da linguagem e a compreensão das diferentes formas de comunicação presentes na sociedade contemporânea.

Em resumo, a área do conhecimento de Linguagens na BNCC visa desenvolver habilidades linguísticas e comunicativas dos estudantes, promovendo o domínio da linguagem em suas diferentes manifestações e estimulando a apreciação e a reflexão sobre a diversidade cultural e as diferentes formas de expressão presentes na sociedade.

Voltar

Outros vídeos

Barra de navegação