O QUE É PRIMEIRA INFÂNCIA? - Educação

A primeira infância refere-se ao período crucial de desenvolvimento humano que ocorre desde o nascimento até os seis anos de idade. É uma fase crítica, na qual as crianças experimentam um rápido crescimento e desenvolvimento em várias áreas, incluindo física, cognitiva, emocional e social.

Durante a primeira infância, as crianças passam por marcos importantes, como aprender a andar, falar, interagir com os outros e explorar o mundo ao seu redor. É um momento em que o cérebro está extremamente receptivo e suscetível a influências ambientais, o que significa que as experiências nessa fase têm um impacto duradouro no desenvolvimento futuro.

A qualidade do cuidado e das interações que as crianças recebem durante a primeira infância desempenha um papel fundamental na determinação de seu bem-estar e sucesso posterior na vida. Investir na primeira infância é considerado crucial para promover um desenvolvimento saudável, melhorar os resultados educacionais e reduzir desigualdades ao longo da vida.

Voltar

Outros vídeos

Barra de navegação